quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Casa pronta, estamos te esperando!! Rezar, nossa prece através de novenas, qual o sentido?



Rezar, nossa prece através de novenas, qual o sentido?

Caros leitores, devotos, paroquianos e romeiros de Santa Edwiges!
Estou sendo desafiado, e com muito carinho me esforço para dizer de modo simples, mais pertinente, um parecer sobre a oração e a prece popular chamada novena, devoção que se faz em muitas circunstâncias da vida, pela saúde, por uma necessidade, por uma intenção, por um amor especial ou um carinho ao santo de uma devoção pessoal.
Há hoje certas resistências a se fazer certas experiências de fé, e diria até por conta de certos conceitos, que se fazem preconceitos em dizer ser uma forma de professar a fé de modo mais atualizado, deixa-se as tradições e os exercícios de piedade de lado, e por não ter uma continuidade se perde, tanto os tradicionais, como não ficam com os novos modelos. O que precisamos de fato é um equilíbrio desta beleza, como afirmou Santo Agostinho “ó beleza tão nova, ó beleza tão antiga” ao se deparar com a fé, em conhecer uma riqueza que já se fazia muito tempo a existir e tão pouco a ele provar desta.

Fazer uma novena! Por que e para que? Por que reconheço neste modelo de oração um exercício, é como um treino tem que repetir para acertar, para fazer experimentar a mais tempo uma fórmula. Por que tenho com o santo da minha devoção um carinho, uma identificação, como que vou tratar com um amigo, um exemplo de vida, uma intimidade que ele pode me dar uma dica para que eu possa dar passos e superar a dificuldade que eu enfrento. Por que tem uma forma, e posso fazer neste uma prece dirigida a Deus pela intercessão de meu padroeiro. De quem eu o admiro. Para que? Não é para barganhar o que eu tenho necessidade ou vontade! E sim para que a exemplo deste eu também possa me dedicar e me aproximar de Deus, com o auxílio de sua intercessão, e com o modelo de sua escuta ao Senhor e de seu seguimento, ao que se professa na fé.

Nós celebramos Todos os Santos no dia 01 de novembro, e dia 02 todos os fiéis defuntos, duas lembranças que nós sentimos os Santos porque intercessores por nós junto de Deus, e os Fiéis Defuntos, porque nossos entes queridos e muitas vezes nós sentimos mais, por que tem alguém de nossa família, muito bom é lembrar-se de alguém querido, amado, gentil, santo, exemplar, destes é que se fizeram os Santos, o que foram os santos se não mais que pessoas que em vida se destacaram pela vivência diária das virtudes.
O Sentido de fazer novena é nada mais nada menos que se colocar no seguimento do Senhor a exemplo de um Santo! Qual é o Santo de sua devoção? Qual a prece que você faz? Há muitos devocionais para Nossa Senhora, Santos, Santas, Espírito Santo, enfim, tenha você um motivo de ter que fazer uma novena, seja para pedir intercessão, para agradecer, ou para dizer a Deus, quero te amar como amou este ou aquele Santo.

Vem à preparação do Natal, que você olhando para a casa de Nazaré, possa pedir ao Deus Menino que possa estar no centro de sua casa e de sua vida. Façamos a nosso exercício de rezar sempre, com um horário, e se não tem uma metodologia, um novenário é uma forma de se colocar em oração com perseverança até chegar à oração de contemplação ou outros exercícios que a fé nos propõe, a novena é uma metodologia para em comunidade grupo crescer e se ajudar a rezar. Rezemos sempre, e em qualquer ocasião.
Com estima, te convido a se preparar para o nascimento de Jesus fazendo seu exercício de oração com a Novena de Natal em família.

Pe Paulo Siebeneichler
Pároco / Reitor da Paróquia Santuário Santa Edwiges

Nenhum comentário:

Postar um comentário