sexta-feira, 20 de outubro de 2017

3º dia do Tríduo 2017

Irmãs e irmãos boa noite! Santa Edwiges foi uma mulher forte e respeitada, sempre estava preocupada com o próximo,  visitava as famílias nas maiores condições de miséria e buscava o socorro para cada uma delas. 














A CF 2017 mostra uma natureza agredida. A gente pode perceber isso na poluição de rios, lagos e oceanos por poluentes domésticos e industriais. A poluição do ar, provocada pela queima de combustíveis, como: gasolina, óleo diesel e gás. A poluição do solo causada por produtos químicos e pelo uso de pesticidas nas lavouras. O desmatamento provocado pelo corte ilegal de árvores e as queimadas intencionais.


Que consequências tudo isso traz pras pessoas e o meio ambiente?
Traz o aumento de doenças respiratórias, a desertificação, a escassez de alimento, o descontrole das temperaturas e fenômenos naturais.


Quais são as soluções?
É necessário aumentar a fiscalização e punir os agressores que destroem a natureza. Também é preciso, aumentar o uso de fontes de energia sustentável e intensificar a reciclagem de lixo. Além de fazer, com urgência, o tratamento adequado do esgoto e implantar políticas públicas eficientes com o cuidado ambiental.


Coloquemo-nos de pé para receber a procissão de entrada com os sinais desta celebração, cantando:

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

2 º dia do Tríduo 2017

Noite animada pelos irmãos da comunidade, boa participação dos devotos.
 Irmãs e irmãos boa noite . Não junteis tesouros aqui na terra....O Santa Edwiges, que fostes fiel cumpridora da palavra de Cristo, fazei que também nos nos preocupemos em amar com sinceridade o próximo, cuidando de nosso planeta, onde nós vivemos e nossos filhos viverão. Sem água não há vida. 



O que podemos fazer? Podemos separar o lixo, plantar em qualquer recipiente com terra, dar um destino certo ao óleo de cozinha, preservar e evitar o desperdício de água, fazer descarte correto de pilhas e baterias e economizar energia elétrica. São só alguns exemplos de ações práticas e fáceis que toda a família pode fazer!

Primeiro dia do tríduo de 2017

Com mais de 50 pessoas, entre eles muitos romeiros de Santa Edwiges, rezamos por nossas famílias nesta noite chuvosa!




Irmãs e irmãos boa noite . Alegraivos sempre no senhor , alegraivos. Inciamos hoje o triduo em honra  a santa Edwiges. Vos fostes uma mulher forte e respeitada, porque, com vosso exemplo, mostrastes que acima de tudo está a vontade de Deus, que tudo governa com sabedoria. Em 2017, a Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E o lema, inspirado no livro do Gênesis (2,15): “Cultivar e guardar a criação”, levando toda a comunidade a refletir sobre as ações de conscientização e preservação do meio ambiente em todo o país.




O Brasil é o país com maior diversidade biológica do mundo. São mais de 116 mil espécies de animais (9% da fauna mundial) e cerca de 55 mil espécies de plantas, que representam 22% do total terrestre, responsáveis por garantir o equilíbrio do nosso planeta, em 5 biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Casa pronta, estamos te esperando!! Rezar, nossa prece através de novenas, qual o sentido?



Rezar, nossa prece através de novenas, qual o sentido?

Caros leitores, devotos, paroquianos e romeiros de Santa Edwiges!
Estou sendo desafiado, e com muito carinho me esforço para dizer de modo simples, mais pertinente, um parecer sobre a oração e a prece popular chamada novena, devoção que se faz em muitas circunstâncias da vida, pela saúde, por uma necessidade, por uma intenção, por um amor especial ou um carinho ao santo de uma devoção pessoal.
Há hoje certas resistências a se fazer certas experiências de fé, e diria até por conta de certos conceitos, que se fazem preconceitos em dizer ser uma forma de professar a fé de modo mais atualizado, deixa-se as tradições e os exercícios de piedade de lado, e por não ter uma continuidade se perde, tanto os tradicionais, como não ficam com os novos modelos. O que precisamos de fato é um equilíbrio desta beleza, como afirmou Santo Agostinho “ó beleza tão nova, ó beleza tão antiga” ao se deparar com a fé, em conhecer uma riqueza que já se fazia muito tempo a existir e tão pouco a ele provar desta.

Fazer uma novena! Por que e para que? Por que reconheço neste modelo de oração um exercício, é como um treino tem que repetir para acertar, para fazer experimentar a mais tempo uma fórmula. Por que tenho com o santo da minha devoção um carinho, uma identificação, como que vou tratar com um amigo, um exemplo de vida, uma intimidade que ele pode me dar uma dica para que eu possa dar passos e superar a dificuldade que eu enfrento. Por que tem uma forma, e posso fazer neste uma prece dirigida a Deus pela intercessão de meu padroeiro. De quem eu o admiro. Para que? Não é para barganhar o que eu tenho necessidade ou vontade! E sim para que a exemplo deste eu também possa me dedicar e me aproximar de Deus, com o auxílio de sua intercessão, e com o modelo de sua escuta ao Senhor e de seu seguimento, ao que se professa na fé.

Nós celebramos Todos os Santos no dia 01 de novembro, e dia 02 todos os fiéis defuntos, duas lembranças que nós sentimos os Santos porque intercessores por nós junto de Deus, e os Fiéis Defuntos, porque nossos entes queridos e muitas vezes nós sentimos mais, por que tem alguém de nossa família, muito bom é lembrar-se de alguém querido, amado, gentil, santo, exemplar, destes é que se fizeram os Santos, o que foram os santos se não mais que pessoas que em vida se destacaram pela vivência diária das virtudes.
O Sentido de fazer novena é nada mais nada menos que se colocar no seguimento do Senhor a exemplo de um Santo! Qual é o Santo de sua devoção? Qual a prece que você faz? Há muitos devocionais para Nossa Senhora, Santos, Santas, Espírito Santo, enfim, tenha você um motivo de ter que fazer uma novena, seja para pedir intercessão, para agradecer, ou para dizer a Deus, quero te amar como amou este ou aquele Santo.

Vem à preparação do Natal, que você olhando para a casa de Nazaré, possa pedir ao Deus Menino que possa estar no centro de sua casa e de sua vida. Façamos a nosso exercício de rezar sempre, com um horário, e se não tem uma metodologia, um novenário é uma forma de se colocar em oração com perseverança até chegar à oração de contemplação ou outros exercícios que a fé nos propõe, a novena é uma metodologia para em comunidade grupo crescer e se ajudar a rezar. Rezemos sempre, e em qualquer ocasião.
Com estima, te convido a se preparar para o nascimento de Jesus fazendo seu exercício de oração com a Novena de Natal em família.

Pe Paulo Siebeneichler
Pároco / Reitor da Paróquia Santuário Santa Edwiges

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Edwiges: Amor e devoção à Virgem Maria Mãe de Deus


De sua casa e dos costumes familiares a Duquesa Edwiges trouxe para a Silésia um culto particular à 
Nossa Senhora Mãe de Deus e aos Santos. Lemos em uma de suas biografias: “Tendo em vista que, com
 justa razão, amava acima de todos os santos a Mãe do Senhor, ela levava sempre consigo uma estatueta dela. Com freqüência pegava a estatueta para olhá-la com amor e devoção, aumentando cada vez mais a
 sua veneração à Virgem Santíssima. Com esta estatueta Edwiges abençoava doentes e estes ficavam
 bons. No momento de sua morte Edwiges segurava a tal estatueta com tanta orça em sua mão esquerda
 que não foi possível retirá-la dela. Foi sepultada assim, segurando a estátua da Virgem”
Anos depois, quando seu túmulo foi aberto, os três dedos que seguravam a estátua estavam intactos. A descrição disto tudo deve ter deixado uma profunda impressão sobre os seus contemporâneos. Não era prática dos monges e das monjas Cistercienses portar estátuas de santos. Apesar disto Edwiges tinha
 consigo esta estátua mesmo durante o tempo em que viveu no mosteiro desta ordem nos últimos anos de
 sua vida.
A Duquesa Edwiges era uma cristã, uma discípula de Jesus fiel e dedicada. Era filha de seu tempo, vivia as
 realidades da sociedade daqueles anos longínquos e era também limitada pelo modo de vida pelas 
pessoas daquela região. Mas manteve sempre a fé e alimentou-a com as devoções que tinha mais à mão.
 O amor à Mãe de Deus foi algo forte e característico desta amável santa que acolhemos por nossa
 Padroeira.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Santa Edwiges, protetora dos pobres e endividados


Fonte; canção nova







Santa Edwiges pede a seus devotos mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados

Contam os historiadores que Santa Edwiges vivia com uma renda mínima, usando o restante para socorrer os pobres, enfermos, idosos, viúvas, crianças abandonadas, endividados e encarcerados, a quem ajudava pessoalmente.
Em certa ocasião, quando estava visitando um presídio, ela descobriu que muitas pessoas ali se encontravam por não poderem pagar suas contas.
Desde então, ela começou a saldar as dívidas dos encarcerados, devolvendo-lhes a liberdade. Ela também os ajudava a recomeçar sua vida, conseguindo-lhes emprego. Por esse motivo, no Brasil, ela é invocada como padroeira dos pobres e endividados.

Novena

– Fazer o sinal da cruz;
– Rezar a oração para todos os dias durante nove dias;
– Rezar a oração final.
Oração para todos os dias
Ó Santa Edwiges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, fostes, junto aos pobres, arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida. Volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça (pedir a graça desejada) e a de vivermos na paz e amizade de Deus.
Amém.
V. Rogai por nós, Santa Edwiges!
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oração Final
Deus, que ensinastes à bem-aventurada Edwiges passar de todo o coração das pompas do século para o caminho de Vossa cruz, concedei-nos, pelos seus méritos e exemplos, que aprendamos a calcar as delícias efêmeras do mundo e, abraçados à vossa cruz, vençamos as adversidades que nos sobrevierem. Vós, que viveis e reinais com Deus Pai em unidade com o Espírito Santo por todos os séculos. Amém.

domingo, 8 de outubro de 2017

FESTA DE SANTA EDWIGES 2017

FESTA DE SANTA EDWIGES 2017
 Padroeira dos Pobres e Endividados

PROGRAMAÇÃO

Nos dias
​18 / 19 /20 de OUTUBRO.

Tríduo: Missa as 19 horas na
 Paróquia São José – Vila Nova 
Av. Rodrigues da Fonseca 1459   
 
Domingo dia
​22 de Outubro as 9,30 horas 

CAMINHADA COM SANTA EDWIGES.
com saída da igreja São José da Vila Nova . 
As 10 horas missa na capela.
Frei Albino Aresi 165  Jardim Vila Nova , 
Porto Alegre.
Ao meio dia haverá almoço de confraternização
​, com sorteio de brindes ​
no

Salão da Paróquia
 
Ônibus 262 Jardim Vila Nova - 
Lotação Jd Vila Nova 
Outras informações pelos telefones:
3248-5232 secretaria paroquial ou 3245-1840 3245-1869

​​



​​
Comunidade Santa Edwiges JVN