sexta-feira, 17 de outubro de 2014

segundo dia do triduo - Trabalho escravo e migrantes no meio urbano

Com aproximadamente 35 pessoas rezamos neste noite com o auxílio dos seminaristas carlistas no canto.

            Acolhida : Irmãs e irmãos boa noite. Desde os anos 70, com a maior integração dos mercados internacionais, o Brasil vem recebendo cada vez mais imigrantes de países vizinhos. Eles vem em busca de trabalho e das oportunidades de melhoria de vida, seja no meio rural ou no meio urbano. Cresce ainda o número dos que pedem refúgio,  vindos de diferentes países da África e Ásia. 

Migrar é um direito, traficar pessoas é um crime, um problema social grave  e lamentavelmente , uma prática em muitos países.”uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”, como afirmou o papa Francisco.

Santa Edwiges renunciava aos tributos que seus súditos deviam pagar, bem como perdoava aos devedores. Chegou ao ponto que um dos capelães, Padres que serviam a corte de Henrique e Edwiges, afirmou à Duquesa: “A senhora tanto perdoa as dívidas e renuncia aos proventos que nós, que estamos ao vosso serviço, não temos quase o suficiente para sobreviver.” Edwiges respondeu: “Não se preocupem: Deus saberá cuidar de vós!”

Edwiges recomendava sempre ao seu administrador, Ludolfo, para que tratasse as pessoas com bondade e não as perseguisse com exigências insistências sobre as dívidas. Para tanto ela mesmo participava de muitos julgamentos e controlava os juízes para que fossem menos severos. Chegava ao ponto de, após a condenação, pedir que os executores da sentença fossem os capelães para que o castigo fosse menos severo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário