domingo, 6 de outubro de 2013

Uma santa carinhosa, paciente e forte




A santidade da qual se dizia carente, ela via em todas as outras pessoas. Tratava os pobres de maneira extremamente carinhosa, e chegou certa vez a lavar os pés de nove leprosos. Depois mandou vesti-los com roupas novas e fez com que se sentassem com ela à mesa para a refeição. Após servi-los do que tinha de melhor, deu-lhes boas esmolas  e despendiu-os  com palavras de alento.
Visitava os conventos com frequência para sentir suas necessidades, levando sempre provisões. Além de humilde, era de uma paciência muito grande. Nada tirava a sua serenidade, e enfrentava todas as dificuldades com admirável espírito, não perdendo a calma e jamais respondendo a alguém com aspereza.
Edwiges apresentava sempre o semblante sereno, mesmo nas maiores tribulações. Quando soube que seu marido caíra prisioneiro e estava gravemente ferido em poder do príncipe Conrado, com toda a tranquilidade e paciência disse: “Espero, pelo Senhor Deus, que logo o liberte e consiga se curar das feridas”. Em pouco tempo realmente veio acontecer como pedira.
Quando seu marido, após ser libertado por Conrado, veio a falecer. As monjas do mosteiro Trebnitz ficaram desconsoladas e, em desespero, Edwiges falhou-lhes: “Por que estão tão perturbadas? Por que não aceitaram a vontade de Deus? Isso não deveria ser próprio de vocês, minhas caras. O Criador pode dispor como lhe convém de suas criaturas. Sua providência deve sempre nos servir de consolo”.
Quando seu filho Henrique morreu, aconteceu a mesma coisa. Sem derramar uma lágrima, sem sinal exterior da grande dor que sofria, tinha palavras de conforto para sua filha e para a nora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário