sábado, 18 de outubro de 2014

TERCEIRO DIA DO TRIDUO – O TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Com a presença de aproximadamente 40 pessoas tivemos ontem o último dia do tríduo.

           

O tráfico infantil vem crescendo a cada ano. As nossas crianças e adolescentes estão sujeitas ao trabalho escravo e ou prostituição; forçadas a trabalhar nas carvoarias, nas colheitas, na construção e nas sinaleiras das grandes cidades; obrigadas ao uso e ao tráfico de drogas; e até mesmo usadas por criminosos em roubos e assaltos. Temos ainda crianças seqüestradas e traficadas para outros países para adoção, transplantes de órgãos, prostituição e trabalho escravo. Enxergamos esta realidade?


Santa Edwiges vivia com o mínimo de sua renda, para dispor o restante em socorro dos necessitados. Era misericordiosa e socorria também os endividados. Em certa ocasião, quando visitava um presídio, ela descobriu que muitos ali se encontravam porque não tinham como pagar as suas dívidas. Desde então, Edwiges saldava as dívidas de muitos e devolvia-lhes a liberdade. Procurava também para eles um emprego. Com isto eles recomeçavam a vida com dignidade, evitando à destruição as famílias em uma época tão difícil como era aquela do século 13. E ainda mantinha as famílias unidas.

Assim, Santa Edwiges, é considerada a Padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bem-Vindo Romeiro | Histórias de Fé - Intercessões de Santa Edwiges - 16...

segundo dia do triduo - Trabalho escravo e migrantes no meio urbano

Com aproximadamente 35 pessoas rezamos neste noite com o auxílio dos seminaristas carlistas no canto.

            Acolhida : Irmãs e irmãos boa noite. Desde os anos 70, com a maior integração dos mercados internacionais, o Brasil vem recebendo cada vez mais imigrantes de países vizinhos. Eles vem em busca de trabalho e das oportunidades de melhoria de vida, seja no meio rural ou no meio urbano. Cresce ainda o número dos que pedem refúgio,  vindos de diferentes países da África e Ásia. 

Migrar é um direito, traficar pessoas é um crime, um problema social grave  e lamentavelmente , uma prática em muitos países.”uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”, como afirmou o papa Francisco.

Santa Edwiges renunciava aos tributos que seus súditos deviam pagar, bem como perdoava aos devedores. Chegou ao ponto que um dos capelães, Padres que serviam a corte de Henrique e Edwiges, afirmou à Duquesa: “A senhora tanto perdoa as dívidas e renuncia aos proventos que nós, que estamos ao vosso serviço, não temos quase o suficiente para sobreviver.” Edwiges respondeu: “Não se preocupem: Deus saberá cuidar de vós!”

Edwiges recomendava sempre ao seu administrador, Ludolfo, para que tratasse as pessoas com bondade e não as perseguisse com exigências insistências sobre as dívidas. Para tanto ela mesmo participava de muitos julgamentos e controlava os juízes para que fossem menos severos. Chegava ao ponto de, após a condenação, pedir que os executores da sentença fossem os capelães para que o castigo fosse menos severo.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Bem-Vindo Romeiro | Especial Santa Edwiges - Bênção das Rosas - 16 de Ou...

primeiro dia do triduo - SANTA EDWIGES DEFENDENDO A VIDA

 Começamos ONTEM o tríduo a nossa Santa Edwiges, com a participação de aproximadamente 50 pessoas. 
Edwiges ardente discípula de Cristo, sempre ao lado dos marginalizados, modelo do amor a cruz!
 Se colocarmos a lupa da sensibilidade em nossos olhos e ouvidos, teremos nossos sentidos e nosso coração mais atentos para escutar e acolher a realidade. Podemos ver, sentir e constatar  que a realidade do tráfico de pessoas para exploração sexual, trabalho escravo, remoção de órgãos e tecidos, adoções ilegais e mendicância está mais próxima que imaginamos.
Edwiges ajudava os pobres, cuidava dos doentes e famintos, tratava com carinho e atenção às parturientes e jamais esquecia as viúvas e órfãos. Em qualquer parte onde pudesse perceber necessidades e falta de recursos, acorria em auxílio, guiada pelo amor de seu coração. E não fazia isto como outras princesas ou rainhas que mandavam seus serviçais, mas sim ia pessoalmente e apresentava sua ajuda, seguindo as palavras do Mestre que diz: “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5, 7).      


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Problemas financeiros, de saúde e agradecimentos, participe da festa de Santa Edwiges

Venha participar da Festa de Santa Edwiges 2014 !

PADROEIRA DOS POBRES , ENDIVIDADOS E ENCARCERADOS

Tríduo com Missa - Dias 15;16 e 17 outubro às 20 horas na 
Paróquia São José. Vila Nova 
Av. Rodrigues da Fonseca 1469

Caminhada com Santa Edwiges,
19 de Outubro as 9.30 horas, saindo da Paróquia.
10.30 hs missa na capela. Rua frei Albino Aresi 165 – Jd Vila Nova

Almoço de confraternização R$ 15,00 - Tarde festiva  Informações: 3245-1840 / 3248-5232 / 8542-2844 /

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cantora Adriana Oracao a Santa Edwiges.

Novena de Santa Edwiges

Santuário Virtual » Novenas Virtuais » Novena de Santa Edwiges

Oração para todos os dias

Ó Santa Edwiges, Vós que na Terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante Te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio que urgentemente preciso...

(Fazer o pedido da graça que urgentemente precisa)
Santa Edwiges, protetora dos endividados, aumentai minha confiança na providência divina para que não falte o pão de cada dia, e que no final do mês não falte o necessário, para que eu possa dar aos meus familiares saúde, educação e dignidade na moradia.

Santa Edwiges intercedei por mim para que eu consiga o equilíbrio na vida financeira e o discernimento nos negócios. Ajudai-me a superar os problemas financeiros, que eu não me iluda com o dinheiro fácil, que eu não seja conivente com a corrupção, propina. Dai equilíbrio na vida financeira.

Alcançai-me também, Santa Edwiges, a suprema graça da salvação eterna.

Santa Edwiges, rogai por nós.
Amém.

Esta novena já foi rezada por 50.966 pessoas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Às vezes, apenas “dizemos orações”com os lábios.

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia,  Lc 11,1-4.
Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu:
- Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.
Jesus respondeu:
- Quando vocês orarem, digam:
"Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o alimento que precisamos.
Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos
todos os que nos ofendem.
E não deixes que sejamos tentados."
Neste texto Jesus nos ensina a orar, respondendo à solicitação dos discípulos.  Propõe uma oração breve. Mais breve que a de Mateus (Mt 6,9-15). Esta oração do Pai Nosso  traduz a experiência do povo, suas provações no deserto, o maná de cada dia, a vontade de Deus, o seu reinado. Apresenta cinco pedidos ao invés de sete. Indica a atitude que devemos assumir ao orar: não ficar repetindo fórmulas, muito menos de forma longa. E ainda, ter atitude de confiança no Pai que já sabe tudo de que necessitamos. A invocação "Pai" ilumina o restante:
- que seja respeitado o nome de Deus que é Pai;
- que venha o Reino de Deus isto é, que Deus seja quem orienta e rege a história;
- pede o alimento de cada dia; se é o pão quotidiano refere-se à nossa vida aqui; se é o pão de amanhã, refere-se à vida eterna.
- Perdoa os nossos pecados,  pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem.
- E não deixes que sejamos tentados.
O perdão não depende apenas de nosso querer. É dom de Deus que ele nos oferece e que devemos acolher.
Thomas Merton diz que, assim como somos, rezamos. E diz mais: “O homem que não reza, é alguém que tentou fugir de si mesmo, porque fugiu de Deus”.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Às vezes, apenas “dizemos orações”com os lábios.
Nosso coração, nossos sentimentos e pensamentos estão distantes.
Jesus nos ensina, de maneira muito simples, a orar:
1º Assumir a atitude de filhos e irmãos: Pai nosso.
2º Reconhecer o nome de Deus como “santo”.
3º Pedir que o Reino de Deus se instaure entre nós.
4º Dispor-nos a fazer a vontade de Deus.
5º Fazer os pedidos para o dia-a-dia: o pão, o perdão, a libertação de toda tentação e mal.
Os bispos, na V Conferência, em Aparecida, disseram: “Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um rosário, uma vela que se acende para acompanhar um filho em sua enfermidade, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar entranhável a uma imagem querida de Maria, um sorriso dirigido ao Céu em meio a uma simples alegria.” (DAp 261).

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Papa francisco e sua Mensagem à Cáritas

Não desviar o olhar quando o irmão passa fome, pede Papa

Francisco gravou videomensagem para a campanha da Caritas Internacional contra a fome
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco gravou uma videomensagem para a Caritas Internacional, por ocasião da Campanha Mundial “Alimento para todos”. O Santo Padre exorta os fiéis a não olhar com indiferença para as pessoas que passam fome, mas levantarem a voz em defesa dos famintos.
“’Tive fome e me destes de comer.’ As palavras de Nosso Senhor hoje nos exortam, dizendo-nos de não desviar o olhar, de não olhar com indiferença quando vemos o nosso próximo passando fome. Encorajo todos os fiéis a participarem da campanha da Caritas ‘Alimento para todos’ e que levantem a voz em defesa dos famintos, em especial durante a Semana de Ação, que se realizará neste mês de outubro. Muito obrigado.”
Todas as 164 organizações membro da Cáritas são convidadas a participar da campanha. Isso inclui os membros nacionais, como a Cáritas Brasileira, e as Cáritas diocesanas e paroquiais que pertencem a essa grande rede. Cada Cáritas no mundo adaptou a temática da fome e da pobreza a partir das questões relacionadas com a realidade do próprio país. Por exemplo, no Brasil, questões como soberania alimentar e justiça social foram incluídas no debate por serem temas relevantes em uma sociedade que tanto sofre com as desigualdades sociais.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

NOVENA A SANTA EDWIGES

<iframe src="//www.slideshare.net/slideshow/embed_code/39767229" width="477" height="510" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC; border-width:1px; margin-bottom:5px; max-width: 100%;" allowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="//pt.slideshare.net/AlexandrePanerai/novena-destaedwiges" title="Novena de-sta-edwiges" target="_blank">Novena de-sta-edwiges</a> </strong> from <strong><a href="//www.slideshare.net/AlexandrePanerai" target="_blank">Alexandre Panerai</a></strong> </div>